Essa é uma das grandes discursões que gira em torno da figura de Jesus Cristo. Vamos ver nesse artigo um pouco de cada uma dessas três afirmações.
Como pastor já é de se esperar que eu declare que Cristo é Deus, vou explicar de forma clara meu posicionamento tentando não ofender os que não compartilham com a mesma ideia que eu.
Eu começarei pelas opiniões contrárias, caso você ache que alguma das minhas declarações não seja apropriada, peço por gentileza que você deixe seu comentário expondo sua posição.
Se deseja realmente chegar a um entendimento racional sobre o assunto, peço apenas que tenha paciência pois o artigo é grande.
O Islamismo nega que Jesus é Deus
A principal delas é com certeza o Islamismo, encontrei no site islamreligion.com um artigo que propõe que haja 90 versículos provam que Jesus não é Deus.
É interessante que esse artigo trás como principal argumentação que o termo “filho de Deus” significaria simplesmente “servo de Deus” e que os cristãos fizeram o mau uso desse termo afirmando que seriam filhos de deuses com humanos.
O titulo do post também força um pouco a barra quando fala 90 versículos, temos muito menos que isso no artigo mencionado acima, mas isso não é o que importa, vou deixar aqui a lista para que cada um para que você possa analisar.
O que dizem os versículos?
Segue a lista de versículos com minha argumentação, estou deixando links para os versículos, se achar melhor compare em várias versões para um estudo mais aprimorado.
Atos 14:11-13 – Nesse trecho você verá apenas uma possível base para a argumentação citada acima quanto ao termo “filho de Deus”, mas Paulo e Barnabé foram chamados, eles não se declararam ser Zeus ou Hermes.
Êxodo 3:7 – Esse versículo é usado para contrapor a doutrina da trindade, sinceramente não entendi.
Isaías 45:21-22; Jonas 3:5-10 – Nessas duas passagens eles argumentam de que não haveria a necessidade da vinda de Jesus para que houvesse um arrependimento sincero, esse nem é o caso, Jesus é o cordeiro de Deus que foi sacrificado por nossos pecados, não sendo mais necessário sacrifícios de animais, conforme João 1:29.
Lucas 2:21, Malaquias 3:6 – Claro que o prepúcio de Jesus se decompôs apôs ser cortado, assim como cabelo e unhas, como a própria Bíblia cita que Ele se fez carne e habitou entre nós. Se lermos Atos 1:1-11 podemos ver que Jesus foi ressuscitado e elevado aos céus em corpo.
Números 23:19 – “Deus não é homem…”, concordo, também não creio que Jesus seja simplesmente um homem, mais pra frente trago meus versículos.
Oséas 11:9; João 8:40; Atos 2:22; Atos 17:31; Timóteo 2:5 – Versículos que apresentam Jesus como homem, o escritor desse artigo nem se deu ao trabalho de ler os capítulos inteiros, ele teria lido em João 8:58 Jesus declarando “antes que Abraão existisse, EU SOU”. O artigo é apenas uma leitura de versículos isolados.
A seguir uma lista de versículos que citam Jesus como filho do homem e que citam outras pessoas como filho do homem, mas nenhum desses vai negar que o Verbo era Deus (Jo 1:1), segue os versículos citados no artigo. Números 23:19; Mateus 12:40; Mateus 16:27; Mateus 28; Marcos 2:10; João 5:27; Jó 25:6; Salmos 80:17 e 144:3; Ezequiel 2:1, 2:3, 2:6, 2:8, 3:1-3.
Lucas 18:19; Mateus 19:17 – Distorcem o texto em que Jesus diz que só Deus é bom.
João 14:28; João 10:29; João 4:23 – Dizem que Jesus não ensinou os discípulos a adorar, mas eles os faziam, vou deixar aqui alguns versículos que mostram isso e Jesus não impede. Mateus 14:33; Mateus 28:9.
O Alcorão diz que Jesus é um profeta
Segundo o mesmo site em uma séria de três posts com o título Jesus no Islã, eles afirmam que Jesus é um profeta, nascido da virgem Maria, Jesus seria o enviado para trazer a mensagem de Deus.
O Alcorão não apresenta uma história detalhada da vida de Jesus, eles creem que Jesus operou milagres, mas negam que Jesus é Deus.
No segundo artigo da série, é focado na questão da divindade de Jesus, eles dizem que Deus Pai não tem parceiros em sua divindade e criticam a doutrina da trindade.
O terceiro e último artigo da séria relata fala sobre a crucificação de Jesus, ascensão e a segunda vinda, eles não creem que Jesus foi crucificado, acreditam que outra pessoa foi crucificada no lugar de Jesus e que ele foi elevado aos céus.
O interessante é que eles também acreditam na segunda vinda de Jesus, mas diferente de nós, essa segunda vinda seria para combater o “falso” ensinamento dos cristãos, ele viveria como uma pessoa normal e morreria como qualquer homem.
Os Testemunhas de Jeová também não creem que Jesus é Deus
Os Testemunhas de Jeová é outra religião que se difundem bem no Brasil e tem uma visão diferente a respeito de Jesus Cristo. Eles são uma denominação cristã originada nos estados unidos, conforme Wikipedia.
Os Testemunhas de Jeová afirmam que a Salvação pela fé em Jesus Cristo e defendem que é necessário arrependimento, ser batizado e obedecer as palavras de Jesus e perseverar até o fim. O que é bem diferente dos Muçulmanos.
Mas mesmo crendo em Jesus como meio de salvação, eles não creem que Jesus Cristo é Deus, assim como também não adoram a Jesus.
Isso faz com que muitas vezes com que algumas pessoas não percebam as diferenças entre os Testemunhas de Jeová e os demais cristãos.
Jesus é Deus, isso é o que creem Cristãos protestantes e católicos
Para quem crer que a Bíblia é a Palavra de Deus, não é difícil crer que Jesus Cristo é Deus. Estou baseando minha argumentação em textos bíblicos.
João 1:1-3 – Logo no versículo 1 vemos a afirmação de que o Verbo era Deus. A Bíblia dos Testemunhas de Jeová substitui “Verbo” por “Palavra” e onde diz “o Verbo era Deus”, eles escrevem “deus” com letra minúscula.
Colossenses 1:19 – Aqui já deixo a citação da Bíblia dos Testemunhas de Jeová, pois na deles também diz que “Deus achou bom que morasse em Jesus toda a plenitude.
Em João 20:28 Tomé declara “Meu Senhor e meu Deus!”, está escrito desse jeito na Tradução do Novo Mundo (Edição de 1986).
João 8:58-59 – Jesus declarou: “antes que Abraão existisse, EU SOU”. Na Versão do Novo mundo também está diferente, mas ao tentarem apedrejar Jesus fica claro que Ele estava praticando blasfêmia segundo a Lei Judaica.
Não são os meus argumentos que vão te convencer
Existem muitas outras passagens que eu poderia usar, mas não é o volume de passagens bíblicas que vai te convencer que Jesus é Deus, afinal seu livro sagrado é outro.
Não dá para alongar uma discursão usando textos sagrados diferentes, no final cada um se sentirá vencedor, porque segundo o seu livro, você está correto.
O que nos une é o Deus de Abraão, de Isaque e Jacó. É para o grande EU SOU que eu te convido a orar sinceramente pedindo que Ele lhe mostre a verdade caso você esteja errado.
Esse é só um convite, caso você deseje recusar podemos ser amigos mesmo assim.
Desejo profundamente que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó te dê entendimento!